top of page

xemmotuy

Substantivos

Cada coisa existente ou abstrata vem de diferentes línguas e recebe uma nova forma em alamês.  

Gênero

​

Os substantivos em alamês dividem-se em três gêneros assim como grande parte das línguas indo-europeias como o alemão, o sânscrito e o latim.

​

  • Neutro: refere-se a seres assexuados, ou que não se pode ou não interessa determinar o sexo, bem como conceitos abstratos. Não possuem terminação vocálica. Todos os radicais são, originalmente neutros.  Ex : in - elemento humano, fil - gosto, afinidade, amizade, rab – trabalho.

  • Masculino: refere-se a seres do sexo masculino. Terminam em o. Ex : ino - homem, filo - amigo, rabo - trabalhador.

  • Feminino: quando se referem a seres do sexo feminino. Terminam em a. Ex : ina - mulher, fila - amiga, raba - trabalhadora.

​

As terminações vocálicas foram criadas com inspiração em línguas eslavas, latinas, e semitas. O fonema /a/ está presente no feminino do árabe como em امرأة /marÊ”a/, no italiano donna /donna/ e no russo женщина /Ê’enʃtʃina/ entre outras línguas. O o do masculino, principalmente nas línguas latinas como espanhol, italiano e português.  

​

Todavia, o alamês não pede, obrigatoriamente seu uso. Pode-se se referir a uma pessoa no gênero neutro acrescentando in de origem iorubá. Ex.: filin – amigo(a), rabin – trabalhador(a).

​

Também é possível determinar o sexo mantendo o gênero neutro adcionando jin ou max. Ex.: rabjin, “trabalhadora”, filmax “amigo”. Desta maneira, há a possibilidade de várias definições ou omissões de definições de gêneros.

​

Os gêneros, em alamês, não implicam em concordâncias verbais ou adjetivais. Apenas mantém a possibilidade de um costume, hoje utilizado por línguas faladas por um número de pessoas superior ao de qualquer outra língua.

​

Número: o plural 

​

Com base nas principais desinências acústicas de plural existentes nos substantivos masculinos do latim /i/, do italiano /i/ e do russo /i/, todos os substantivos fazem o plural com a semi-vogal y. Os substantivos neutros necessitam de uma vogal u antes de y para fazer o plural. Exemplos:

​

  • Ino – inoy, “homem – homens”.

  • Ina – inay, “mulher – mulheres”.

  • Rab – rabuy, “trabalho – trabalhos”.             

​

O plural pode ser usado somente se necessário para o tentendimento, ou seja, sendo o número dois a palavra denü pode-se dizer denü inuy, ou denü in e ambas as frases estarão corretas significabdo “duas pessoas”.

​

Definidos e indefinidos 

​

O alamês somente possui artigo definido: o prefíxo ha- de origem semita, mais especificamente assíria e hebraica ×” (ha-) e é usado para qualquer gênero. Seu uso é idêntico ao que acontece no árabe ou no hebraico, ou seja, é acoplado diretamente às palavras a serem definidas. Este fenômeno pode ser verificado no hebraico em que o artigo ×” /ha/ é diretamente anexado à palavra casa בית /bajt/ formando הבית /habajt/, “a casa”. Não existem artigos indefnidos. Exemplos:

​

  • Ino: “Homem” ou “um homem”.     

  • Haino: “O homem”. 

  • Fila: “Amiga” ou  “uma amiga”

  • Hafila: “A amiga”.  

  • Bav: “sentimento” ou “um sentimento”.     

  • Habav: “O Sentimento”.  

bottom of page